A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO SINDICAL PARA OS TRABALHADORES

Muitas vezes, as relações de trabalhos são desgastadas e os trabalhadores se sentem lesados em seus direitos, e quando isso acontece, a única instituição capaz de orientar e ajudar na defesa dos seus direitos garantidos por lei é o sindicato o qual o trabalhador pertence. Somente o sindicato poderá orientá-lo como exigir o cumprimento dos seus direitos, além de oferecer todo o suporte jurídico para a resolução dos casos em justiça.

Os Sindicatos, através de convenções coletivas e de acordos coletivos garantem aos seus associados direitos, que muitas vezes, são superiores aos direitos já garantidos pela CLT. As instituições sindicais, têm ainda, condições de tentar a solução dos problemas através de negociação, denúncias ao MPT – Ministério Público do Trabalho, denúncias à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, e se necessário, entrar com processo de ação trabalhista na Justiça do Trabalho.

Os Sindicatos têm grande importância na vida dos trabalhadores, direitos e garantias são negociadas para a categoria. É fundamental que as categorias se organizem em seus sindicatos, fortalecendo suas bases para que tenham condições de exigirem o cumprimentos dos direitos coletivos.

Associe-se e garanta junto à sua categoria melhores e cumprimentos das condições de trabalho adequadas e satisfatórias.

O DIEESE preparou uma Nota Técnica mostrando a relevância dos sindicatos para os trabalhadores.

Para ter acesso ao documento, Clique aqui

notaTec177ImportanciaSindicatos