A partir de julho, área da Praça Portugal terá desvios de tráfego

A interrupção não estava prevista, mas será necessária para acelerar obras no período de férias escolares, quando o fluxo de veículos é menor

A diminuição em quatro metros do diâmetro da Praça Portugal, na Aldeota, foi concluída. Na próxima semana, a obra segue para nova fase, com bloqueio de trânsito na avenida Desembargador Moreira e desvio na avenida Dom Luís. A interrupção não estava prevista no plano inicial, mas será necessária, segundo a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Entenda-os-desvios

O bloqueio será implantado num sábado, dia 2 de julho, e deve continuar durante o período de férias escolares, quando o fluxo de veículos é reduzido. Nesta fase, será implantado novo pavimento nas vias, faixas de pedestres elevadas e ciclofaixa. Os passeios serão requalificados.

O engenheiro Eduardo Costa, responsável pela obra, garantiu que os prazos estão sendo cumpridos. “Devemos cumprir a previsão inicial, para setembro”, disse. Segundo ele, 50% das obras estão concluídas. Além da diminuição na praça central, as praças laterais estão 80% concluídas.

A interrupção do tráfego nas avenidas será em duas etapas. Na primeira, que deve funcionar até 17 de julho, a área norte da praça será bloqueada. Os veículos que trafegarem pela Dom Luís farão desvio no contrafluxo da praça. Quem seguir pela Desembargador Moreira terá de passar pela rua Leonardo Mota, no sentido praia, ou pela rua Osvaldo Cruz no sentido sertão. As ruas República do Líbano e Marcos Macedo darão acesso a rotas alternativas.

Na segunda etapa, o lado sul da praça será bloqueado e a Dom Luís voltará ao fluxo normal. Na segunda quinzena de julho, a via será alternativa para quem trafegar nas ruas Osvaldo Cruz e Leonardo Mota. De acordo com Disraeli Brasil, chefe de Operações da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), 30 agentes estarão distribuídos nos desvios. “Ficaremos atentos para veículos não estacionarem nas vias. Também vamos avaliar se será necessário inverter alguma preferencial”. Para ele, a intervenção não deve causar transtornos, já que o trânsito na área está reduzido por causa das obras.

Pelo menos 150 mil usuários de transporte público serão afetados pelos bloqueios. Nos primeiros 15 dias, 12 linhas e duas paradas de ônibus serão afetadas. Na segunda metade de julho, serão mais 15 linhas e uma parada. De acordo com Raimundo Rodrigues, chefe de operações da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), as paradas serão realocadas para lugares mais próximos. “O desvio é curto. O atraso, se tiver, deve ser mínimo”, afirmou.

Saiba mais

O atual projeto da Praça Portugal mantém a rotatória, mas reduz a praça central de 40,5 para 36,4 metros. A redução garantirá quatro faixas de trânsito ao redor da rotatória — uma delas exclusiva para ônibus.

A ciclofaixa, que hoje é interrompida no local, será contínua na avenida Dom Luís e passará sobre a praça. As vias laterais deixarão de existir e serão incorporadas às quatro praças laterais, coladas aos quarteirões.

Serviço

Linhas que serão afetadas

011 – Circular I; 012 – Circular II;
017 – Inter Shoppings;
027 – Siqueira/ Papicu/ Aeroporto; 029 – Parangaba/ Náutico;
030 – Siqueira/ Papicu/ 13 de Maio; 031 – Av. Borges de Melo I; 033 – Circular I (Corujão); 034 – Av. Paranjana I (Corujão); 036 – Conjunto Ceará/ Papicu/ Montese (Corujão);
037 – Conjunto Ceará / Aldeota
(Corujão); 038 – Parangaba/
Papicu; 042 – Antônio Bezerra/ Francisco Sá/ Papicu;
044 – Parangaba/Papicu / Montese; 045 – Conjunto Ceará / Papicu/ Montese;
048 – Parangaba/Papicu (Corujão); 076 – Conjunto Ceará/ Aldeota; 079 – Antônio Bezerra/ Náutico; 085 – Lagoa/ Aldeota; 086 – Bezerra de Menezes/ Santos Dumont; 087 – Expresso/ Siqueira/Papicu; 286 – Expresso/ Antônio Bezerra/ Santos Dumont;
680 – José Walter/ Papicu/Cidade Jardim; 713 – Santos Dumont/ Perimetral; 753 – Cidade 2000/ Sargento Hermínio; 833 – Cidade 2000/ Centro; 901 – Dom Luís

Fonte: Jornal O Povo

http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2016/06/23/noticiasjornalcotidiano,3627395/a-partir-de-julho-area-da-praca-portugal-tera-desvios-de-trafego.shtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − onze =