Em defesa da PED, o SINTEPAV-CE não aprova e nem aprecia a atitude tomada pelo Governo do Estado do Ceará. Cortar uma verba de 25% para financiamento da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada mensalmente pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE- é desempregar 30% dos técnicos do DIEESE que trabalham em campo, segundo a própria instituição.

images

Será impossível realizar a pesquisa que analisa a dinâmica do mercado de trabalho com o corte de pessoal, afirma o coordenador da PED, Ediran Teixeira, dita durante a divulgação da segunda edição de 2015 da pesquisa, realizada em fevereiro, no último dia 22.

A PED no Ceará conta, atualmente, com uma equipe de 30 pesquisadores para atender a 2.500 domicílios na Capital e em 12 municípios da região metropolitana. Após a redução da equipe, apenas 20 trabalhadores, segundo o coordenador, não teriam condições de atender a mesma demanda, desfalcando assim, o efetivo.

De acordo com o Dieese, a pesquisa foi criada entre 1984 e 1985, em plena Ditadura Militar, não podendo encerrar sua contribuição agora, por corte de gastos do governo estadual. Tudo é uma questão de prioridade. O governador Camilo Santana (PT), eleito pelo trabalhador cearense, deve repensar e evitar que sua gestão seja a responsável por finalizar 30 anos de história da PED no Ceará.

Também deve ser levado em conta, que o fim da PED significa perder R$ 1 milhão de contrapartida do governo federal para a pesquisa, pois, se ela não se realiza, o dinheiro volta. E os prejuízos não param por aí. O Ceará que tem o 3º maior PIB do Nordeste, ficará atrás de outros estados, onde a PED continua a ser realizada, como Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Nós trabalhadores, fazemos questão de expor nosso repúdio à atitude do governador Camilo Santana e esperamos que ele repense sua posição. A PED é importante para a sociedade, para as gestões de governo e também, para a construção de políticas públicas voltadas para a criação de oportunidades de trabalho.

Uma opinião sobre “Contra o corte de verbas para o financiamento da PED, o SINTEPAV-CE se manifesta

• 6 de março de 2015 em 13:17
    Permalink

Obrigado ao SINTEPAV, na pessoa do Sr Raimundo pela força que dá a manutenção da PED, patrimônio dos trabalahdores.

Resposta